quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Data de validade

Agora mesmo, antes de sentar aqui para escrever o texto de hoje, eu fui a geladeira e peguei o meu ácido dermatológico para passar no meu rosto, é uma recomendação médica, passar todas as noites e lavar bem o rosto pela manhã. E sem dúvida, usar o protetor solar todos os dias, inclusive em dias nublados e chuvosos. O ácido é para reduzir as manchas causadas pelo excesso de melanina que são ativadas pelo sol. E, eu guardo na geladeira por motivos de conservação.

Mas o que eu quero dizer é o seguinte. Dois pontos. É que antes de passar o ácido no meu rosto eu verifiquei a data de validade no rótulo da embalagem. E, o mesmo venceu ontem. Ou seja, data de validade vencida. O que eu fiz? O lógico, claro! Joguei no lixo.

E para não esquecer, procurei o meu bloco de lembretes e anotei um recado para mim mesmo, amanhã ligar para a farmácia de manipulação e pedir um novo manipulado do meu ácido dermatológico. Simples assim. Percebeu o cuidado? Não. Vou seguir.

O que eu quero com o tema de hoje? É falar de um assunto muito importante. Muito importante mesmo. Não só para mim, mas para você também. Ficou curioso? Eu espero que sim. Se não. Tudo bem. Não vou ficar chateado. Quando puder, ou quando a curiosidade bater pode voltar aqui no blog e ler a hora que quiser. Este texto ficará aqui para sempre. Estas palavras não possuem data de validade. São atemporais. Entendeu?

Vamos lá. A minha mãe, tem 82 anos de idade. É uma mulher muito esperta. Mas não respeita data de validade. Dificilmente descarta algo vencido. Me falta argumento para lhe falar a importância de se respeitar a data de validade. Ela me dá de ombros. Ou seja, ela não dá a mínima. E você, como lida com as datas de validades da vida?

Atentai bem. Como professor de química, e engenheiro químico de profissão, preciso lhe alertar que é de fundamental importância respeitar as datas de validades dos produtos. Sejam estes industrializados ou não. Ou você ainda não percebeu que até a banana da sua fruteira possui uma data de validade para ser consumida? Hã?

Pois bem. Para uma vida saudável, respeite a data de validade. Se você não sabe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por fiscalizar e estabelecer regras sobre a rotulagem de alimentos, incluindo a data de validade. E qual a importância disso? A sua saúde. Só isso. Simples assim. Então por que não respeitar? Falta de informação, talvez. Não sei. O fato é que ou você respeita, ou fica por sua conta e risco. Entendeu?

E como viver assim? Não sei. Eu não consigo. Prefiro respeitar as regras. Se você não respeitar que o passa no seu corpo ou o que ingere, como vai respeitar as pessoas no dia a dia? Como vai respeitar os animais? Como vai respeitar o seu chefe? Como vai respeitar os seus pais? Como vai respeitar as autoridades? Como vai respeitar a natureza? Hã?

Agora me diz. É ou não é um assunto importante, o tema de hoje? Pense por alguns instantes. Enquanto você pensa vou continuar para encerrar. Como bom entendedor da química, lhe asseguro que todos os produtos possuem data de validade. A partir daquele período da data de validade a sua ação fica comprometida. E pior pode lhe causar mal. Fique atento.

Dito isso. E para encerrar o texto de hoje, vou lhe dizer que não são só os produtos que possuem datas de validade. Se você parar pensar, se é que ainda não pensou nisso, tudo tem data de validade. Ou não? Sua vida; sua vida profissional; seu relacionamento; seu carro; sua bicicleta; seu cavalo; seu smartphone... Vou deixar você pensando nisso. No mais, Fé em Deus e sucesso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário